Tópicos

2017: Um Ano de Conquistas

07 fev 2018 • Hellius Energia Solar

O ano que acabou de se encerrar foi um marco na história fotovoltaica do país. A energia solar foi apresentada a uma grande parte da população e largamente utilizada por pessoas e empresas, em 2017.

 No mesmo cenário, os baixos níveis de chuva dificultam a produção de energia em hidrelétricas e tornam o preço da energia quase inviável para os consumidores. Junto a isso, a preocupação cada vez maior com o meio ambiente – e infelizmente, alguns desastres relacionados a construção dessas usinas, como a quebra da barragem em Mariana em 2015 e o deslocamento constante de comunidades indígenas da região da Usina de Itaipu.

 Os benefícios do aproveitamento do sol como fonte inesgotável de energia vem se espalhando e a instalação do sistema provocando grandiosas melhorias no estilo vida da população. Desde 2014 o Mercado de Geração Distribuída cresce cerca de 300% ao ano, e em 2017 bateu o marco histórico de 1GW em produções nacionais de acordo com levantamentos da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR). É o primeiro Gigawatt, dentre os 30GW previstos a serem atingidos nos 15 anos seguintes. Comemoramos juntos, a energia solar pela primeira vez crescendo mais rápido do que qualquer outra fonte de energia, incluindo o carvão.

 
As boas notícias são continuas, enquanto o mercado fotovoltaico cresce progressivamente. A forma sustentável de geração de energia existente, além de colaborar com a preservação de nosso planeta, tem criado muitas oportunidades de emprego para a população. De acordo com o presidente da Absolar, Rodrigo Lopes Sauaia, 25 a 30 empregos são gerados a cada megawatt instalado por ano no país. Entre eles estão técnicos, instaladores, engenheiros, empreendedores, além de profissionais que atuam na fabricação e venda dos equipamentos, e administradores que colaboram para todo o ecossistema da energia solar.

 O panorama é otimista no país. Ainda temos muito a ser feito e desenvolvido para que a energia fotovoltaica abasteça mais e mais famílias, residências e empresas por nossos vastos territórios. O objetivo é aproveitar os incentivos fiscais e trabalhar em conjunto para que cada vez mais esse conhecimento chegue à população, o mercado como um todo continue a se aquecer e as oportunidades aumentem para todos.

As oportunidades proporcionadas pelo mercado solar são vastas e em pouco tempo alcançaremos grandes mercados já em ascensão há anos, como Alemanha, China, Japão e Estados Unidos. O Brasil, em meio a escorregões, tem mais um motivo para comemorar. E você, já está aproveitando o sol?

Fontes:
http://www.jb.com.br/economia/noticias/2017/12/29/retrospectiva-2017-crise-financeira-e-privatizacoes-marcam-setor-de-infraestrutura/
https://gestorsolar.blog/2018/01/03/retrospectiva-energia-solar-2017/
https://hellius.com.br/5-fatos-interessantes-sobre-energia-solar/
http://www.investimentosenoticias.com.br/noticias/negocios/energia-solar-fotovoltaica-atinge-primeiro-gigawatt-no-brasil
http://www.gazetadopovo.com.br/economia/energia-e-sustentabilidade/setor-de-energia-solar-promete-criar-100-mil-novos-empregos-no-brasil-ate-2020-e11hokzez2v883qx8ipp0wfun


Veja mais assuntos relacionados: energia fotovoltaicaenergia solar

Veja também

Orçamento

Gostou dos nossos projetos? Solicite um orçamento via whatsapp clicando no botão ao lado!

Solicitar orçamento
Fale conosco