A nossa sobrevivência no planeta só é possível pela existência de luz solar. E viveríamos muito melhor se tirássemos máximo proveito do que ela tem a nos oferecer. A energia que o sol despeja sobre a Terra em apenas 1 hora, é suficiente para suprir as necessidades da população mundial por um ano inteiro, caso toda essa energia fosse aproveitada por células fotovoltaicas. Incrível, não? Saiba mais!
A utilização da luz solar com fins práticos vem desde as nossas mais antigas civilizações. Quando se utilizava o sol para secar peles e alimentos, como fonte de calor para aquecer reservatórios de água e até em suas construções arquitetadas para tirar maior proveito do calor do sol nos meses de inverno. Mas só em meados do século XIX observamos pela primeira vez o efeito fotovoltaico: a luz solar transformada em energia elétrica. Em meio a suas experiências, o francês Alexandre Edmond Becquerel descobriu o que chamamos hoje de energia do futuro.
Os alemães, hoje líderes em produção de energia solar no mundo, em 2012 bateram o recorde de produção de energia limpa ao produzir 22GW no intervalo de 1h. O equivalente a 20 centrais nucleares em capacidade total, ou 1,5 vezes a produção de Itaipu no mesmo período de tempo. O país oferece subsídio a quem implanta as placas para geração de energia em suas casas, reduzindo drasticamente as emissões de CO2 no país e beneficiando as pessoas, que obtém uma fonte de energia limpa em seu próprio local de consumo.
E a gente também tem referência mundial! Uma das maiores usinas instaladas em arenas esportivas do mundo é a do nosso Mineirão, em Belo Horizonte. Com 5.910 painéis fotovoltaicos cobrindo uma área de 9.500 m² do estádio, a usina com certificação LEED Platinium de sustentabilidade utiliza apenas 10% do que produz de eletricidade; o restante é utilizado para abastecer casas pela região.
Além de ser não-poluente e sem emissão de CO2, o sol é uma fonte energética inesgotável. Com a instalação de um sistema solar é possível prever o custo de energia nos próximos anos, deixando de submeter-se ao constante aumento dos preços da energia elétrica. O investimento nos equipamentos que possuem vida útil de 25 anos a 30 anos, funcionam como uma compra antecipada de energia. E a manutenção é mínima, já que a própria água da chuva faz uma limpeza constante no material.
E ainda contribuímos com o sistema de energia elétrica do país. Ao gerar energia próximo ao local de consumo, evitamos esforços das linhas de transmissão e distribuição. Assim, evitamos apagões e já estamos um passo à frente rumo ao país que todos desejamos morar!
Fontes:
http://greenpeace.org.br/revolucao/
http://exame.abril.com.br/economia/os-10-paises-que-mais-usam-energia-solar-no-mundo/
http://ecovolts.webnode.pt/servi%C3%A7os/
Confira 5 motivos para dar uma chance aos painéis solares, aliviar seu bolso e ajudar o planeta!
15 ago 2019 • Hellius Energia SolarVocê sabia que a Tesla, gigante americana de carros elétricos, também é responsável pela fabricação de telhas solares?
28 maio 2019 • Hellius Energia SolarA 2ª Etapa Anual de Golf 2019 que aconteceu no dia 27/04 no Ipê Golf Club em Ribeirão Preto foi patrocinada pela Hellius Energia Solar.
28 maio 2019 • Hellius Energia SolarGostou dos nossos projetos? Solicite um orçamento via whatsapp clicando no botão ao lado!
Solicitar orçamento