Por que investir em energia solar?

15 ago 2019 • Hellius Energia Solar

Há cerca de uma década, palavras como energia solar e painéis fotovoltaicos começaram a fazer parte das pautas e noticiários dos brasileiros. Ainda que haja muito espaço a ser conquistado, a modalidade promete ter crescimento de 300% em 2019, tendendo a movimentar U$ 100 bi até 2040.

E você, ainda na dúvida se vale investir no sistema fotovoltaico para sua casa ou empresa? As razões são infindáveis, mas aqui listaremos 5 pontos que farão você repensar o uso de energia elétrica.

1 – Conta de energia bem mais barata

Mesmo que o custo de aquisição e instalação de painéis solares seja relativamente alto, o benefício em termos financeiros é certo. O payback calculado fica em torno de 4 a 6 anos e é possível economizar cerca de 90% com a conta de energia, já que você mesmo gerará sua própria energia – e não a da distribuidora (mais detalhes abaixo).

2 – Compartilhamento

O sistema usa uma fonte de energia inesgotável, o sol, ainda mais no Brasil, onde o índice de radiação solar é altíssimo (5,4 quilowatt-hora/metro quadrado, muito à frente de vários países potências no uso do modelo). Durante o dia, as placas fotovoltaicas captam a luminosidade solar, gerando energia. O que não é consumido no local, é injetado na rede e origina um crédito com a concessionária de energia. Durante a noite, se não consumir tudo o que foi injetado, o consumidor fica com créditos e acaba pagando apenas a tarifa mínima de energia e o ICMS pelo que foi utilizado da Concessionária.

Outro benefício é o consumo remoto, que permite a geração de energia em um endereço e uso em outro local (desde que as unidades estejam na mesma titularidade e dentro da área de concessão da distribuidora onde a energia é injetada). Isso possibilita a instalação do recurso em um ambiente com mais incidência de irradiação solar e condições mais favoráveis, a fim de otimizar o investimento, e compartilhar a energia, gerando compensação de créditos em comércios e outras empresas de serviços.

3 – Baixo custo de manutenção

Os equipamentos são muito resistentes, com durabilidade de cerca de 25 anos. O sistema não possui motores ou engrenagens então as manutenções se restringem à limpeza anual (poeira e resíduos) ou verificação dos aparelhos. Além disso, vale citar     que o custo de instalação tem se reduzido à medida que a tecnologia tem se “popularizado”.

4 – Valorização imobiliária

Este é outro aspecto indiscutível quando se trata de investimento em geração de energia por meio de painel fotovoltaico. Residências com módulos solares estão cada vez mais em alta no mercado. De acordo com um estudo feito nos Estados Unidos pelo Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, as pessoas estariam dispostas a pagar U$15 mil a mais em uma casa com painéis solares já instados do que em uma sem.

5 – Sustentável

A produção de energia por meio da captação de luz solar gera 0 poluentes, 0 gases que poderiam aumentar as consequências do efeito estufa, como acontece com as usinas termoelétricas. Tampouco há necessidade de se inundar imensas áreas verdes para a construção de usinas hidrelétricas, como aconteceu com Belo Monte.

E ai, será que todos esses pontos positivos fizeram você rever seus conceitos sobre a geração de energia? Se sua resposta for sim, conte conosco para tirar as dúvidas que tiver e orçar o serviço em sua residência, empresa ou área rural.


Veja mais assuntos relacionados:

Veja também

Orçamento

Gostou dos nossos projetos? Solicite um orçamento via whatsapp clicando no botão ao lado!

Solicitar orçamento
Fale conosco