Esclarecendo 6 principais dúvidas sobre o sistema solar fotovoltaico

18 maio 2018 • Hellius Energia Solar

A demanda pela instalação de um sistema solar fotovoltaico para gerar energia elétrica e se livrar dos altos custos da energia oferecida pela rede pública vem crescendo cada vez mais. Apesar disso, ainda restam algumas dúvidas sobre os equipamentos e seu funcionamento.

Por isso, preparamos esse guia para esclarecer suas dúvidas!

O que são placas fotovoltaicas?

As placas fotovoltaicas ou módulos fotovoltaicos, são os equipamentos responsáveis por captar a luz solar e transformá-la em energia para alimentar casas ou industrias. Essas peças são compostas por células fotovoltaicas – geralmente feitas de silício – e podendo conter de 36 a 72 delas, variando de acordo com a marca e potência. As placas geralmente não passam de 2m² e cada um deles possui até 335 Watts de potência elétrica.

E como elas funcionam?

A eficiência do sistema se deve a um fenômeno chamado efeito fotovoltaico, descoberto em 1839 pelo físico francês Edmond Becquerel.

Em suma, os fótons presentes na luz solar, em contato com a placa reagem com os átomos de silício e fazem com que elétrons presentes na estrutura se soltem fazendo possível a geração de energia elétrica. A energia gerada é direcionada para uma fina grade condutora que carrega a carga produzida.

Como é a limpeza e manutenção?

A limpeza das placas é simples. Consiste em eliminar a poeira, poluição e excrementos de pássaros da superfície. É interessante também observar se as placas estão conservadas visualmente e a possível – mas improvável – aparição de fissuras.

No mais, é aconselhável que duas visitas por ano sejam realizadas por profissionais qualificados a fim de garantir o bom funcionamento dos equipamentos mais complexos, verificando a qualidade da geração elétrica.

Qual é a garantia?

A garantia de placas fotovoltaicas se dá por anos, ou sobre sua geração de eletricidade. As melhores marcas disponíveis oferecem garantia de ao menos 80% da eficiência inicial pelo prazo de 25 anos. Ou seja, até que a placa complete 25 anos de uso, ela deverá ter uma eficiência de geração de no mínimo 80% comparado com sua eficiência inicial, ao ser adquirida.

Apesar disso, a maioria dos produtos comercializados hoje chegam até 10 anos de garantia. E boa parte das placas fotovoltaicas de qualidade são de fabricação estrangeira. Por esse motivo, tenha a atenção redobrada na hora de adquirir o produto: verifique se ela possui representação nacional.

Onde comprar Placas Fotovoltaicas?

Kits de energia solar avulsos ao serviço de instalação e projetos são vendidos na internet. Porém, é válido salientar que eles não garantirão a economia na conta de luz de uma casa ou empresa pelo sistema de compensação de energia. Para que o sistema fotovoltaico seja conectado à rede pública de energia para gerar créditos (veja aqui) é preciso da assinatura de profissionais técnicos capacitados através da ARTs que são obtidas após o desenvolvimento de um projeto completo e de acordo com as normas da resolução vigente.

Por esse motivo, e pela maior segurança de instalação, a melhor opção é contratar uma empresa especializada em energia solar que irá entregar o sistema funcionando perfeitamente e dentro das normas.

Como saber quantas placas seriam necessárias para o meu projeto?

As variáveis que determinam a quantidade da geração de energia são diversas, como a quantidade de radiação, a angulação dos módulos, a temperatura, a marca escolhida e outros fatores.

De modo geral utilizamos a equação abaixo para nos basear:

Energia = Potência * tempo * (rendimento)

Sendo a potência específica de cada placa variando de marca para marca e de modelo pra modelo, o tempo diário de radiação na região e o rendimento diário (potência x tempo). Temos então a produção diária de energia. Multiplicamos esse valor por 30 (dias) e temos a quantidade de energia gerada por uma placa mensalmente. Agora precisamos saber quanto a residência consome em média mensalmente para calcular a quantidade de placas solares necessárias para abastecê-la. Em média, 16 painéis solares suprem o consumo elétrico de uma residência familiar com 5 pessoas.

Radiação solar por região em horas diárias:

Sul: 5,37h

Sudeste e Centro-Oeste: 4,79h

Norte e Nordeste: 4,93h

Sabendo disso, calculamos ainda o fator de perda que mesmo em níveis diferentes de instalação para instalação, acaba acontecendo.

E lembre-se: a contratação de profissionais capacitados de uma empresa responsável é o que vai garantir que a sua instalação tenha total eficiência. A Hellius conta com o PVsyst, um software inteligente capaz de realizar todos esses cálculos com a maior precisão, o diferencial essencial para o seu projeto. Ligue para cá e dê já o primeiro passo para essa realização! Estamos esperando você, com a melhor forma de geração de energia em mãos.


Veja mais assuntos relacionados:

Veja também

Orçamento

Gostou dos nossos projetos? Solicite um orçamento via whatsapp clicando no botão ao lado!

Solicitar orçamento
Fale conosco